- Início
- Saborear
- Categorias
- Vinhos IG ALGARVE e DO Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira
Vinhos IG ALGARVE e DO Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira
Com alma, o Algarve em cada copo.
Vinhos brancos, tintos e rosés que traduzem o terroir algarvio.
Um mundo por descobrir!
O Algarve tem um importante património vitícola, tendo este setor uma elevada importância estratégica.
“Essa produção, que remonta ao período romano, conheceu fases de grande fulgor e notoriedade. Presentemente, e após um forte declínio que atravessou as últimas décadas do século XX, assistimos ao renascimento do vinho do Algarve. Com novas tecnologias e novas castas, com outros sabores e aromas, mas sempre com profundo carácter. Afinal, o carácter mediterrânico da própria Região, tão singular no contexto do país. A magia do vinho algarvio renascido, feita de calor do sol, de saber dos homens e da sua longa história, será certamente uma mais valia para a Região e para a sua projeção no mundo”. (A vinha e o vinho no Algarve. O renascer de uma velha tradição. CCDRAlg, 2006).
A Região Vitivinícola do Algarve tem conhecido uma evolução sem precedentes nos últimos anos. Com uma área total de 1.400 hectares de vinha, em pouco mais de uma década, surgiram novos produtores e novos mercados. Atualmente a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) representa mais de 50 agentes económicos, sendo a entidade gestora da Rota de Vinhos do Algarve – Algarve Wine Tourism e estando acreditada para a certificação de Vinhos IG Algarve e os DOC “Lagoa”, “Portimão”, “Lagos” e “Tavira”, Licorosos e Espumantes.
Das 73 variedades de uva aptas à produção de Vinhos da Região do Algarve (47 nacionais e 26 estrangeiras), cabe um lugar de destaque à casta negra mole, autóctone do Algarve, considerada uma das mais antigas de Portugal, que esteve quase extinta mas que felizmente renasceu, e hoje é considerada a casta rainha da região algarvia.
Das 73 variedades de uva aptas à produção de Vinhos da Região do Algarve (47 nacionais e 26 estrangeiras), cabe um lugar de destaque à casta negra mole, autóctone do Algarve, considerada uma das mais antigas de Portugal, que esteve quase extinta mas que felizmente foi redescoberta por produtores algarvios que valorizam o seu caráter autêntico e identitário, resultando em vinhos genuínos, elegantes e distintos , e hoje é considerada a casta rainha da região algarvia.
Experimente o prazer único de saborear um vinho do Algarve!
Imagem