- Início
- Saborear
- Categorias
- Mel & Produtos Apícolas
Mel & Produtos Apícolas
Mel puro e derivados, fruto do trabalho das abelhas do Algarve.
O mel produzido no Algarve é reconhecido pelas suas características particulares que o distinguem de outros tipos de mel, resultado da situação geográfica privilegiada e das condições edafoclimáticas particulares da região que contribuem para uma rica e diversa flora melífera, silvestre e cultivada. A origem floral dos méis provém de espécies silvestres e de plantas cultivadas, originando vários tipos de méis, multiflorais e monoflorais (rosmaninho, laranjeira, tomilho, alfarrobeira e medronheiro). Na serra produzem-se os méis de rosmaninho e medronheiro, no barrocal e no litoral os méis de laranjeira, tomilho e alfarrobeira. Essa diversidade de plantas influencia diretamente o sabor, aroma e cor do mel produzido na região.
O mel, utilizado como adoçante natural, é um componente importante da Dieta Mediterrânica.
Usado em sobremesas, marinadas e bebidas, o mel não só enriquece o sabor, mas também acrescenta valor nutricional (constituído por cerca de 200 substâncias, sendo os hidratos de carbono os seus constituintes principais e por constituintes secundários: os minerais, proteínas, vitaminas, lípidos, ácidos orgânicos, aminoácidos, compostos fenólicos (flavonoides e ácidos fenólicos), enzimas e outros fitoquímicos.
Sabia que o:
MEL: é um alimento produzido pela abelha melífera, que resulta da recolha do néctar das flores que transformam e combinam com matérias suas e deixam amadurecer nas células das colmeias. Dependendo da sua origem apresentam uma variação muito grande em relação à cor, cheiro, sabor, viscosidade e cristalização.
PÓLEN: apresenta-se sob a forma de pequenos grânulos, de cor predominantemente entre o amarelo e o castanho claro. É produzido pelos órgãos masculinos da flor e são libertados durante a floração.
PRÓPOLIS: é uma substância resinosa produzida pelas abelhas que serve para proteger a colmeia e tem diversas aplicações
CERA: as abelhas necessitam ingerir cerca de 6-7 kg de mel para produzir 1 kg de cera. Além das diversas aplicações (cosmética, impermeabilização, etc) tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.